PLANO DE AULA
INTERDISCIPLINAR
Literatura – Artes –
Espanõl
Professores:
Margarete – Português; Artes – Áurea; Henrique - Espanõl
CONTEÚDO: A Literatura Portuguesa: O
Trovadorismo
OBJETIVOS:
·
Estabelecer
quais eram as características da produção literária medieval;
·
Identificar
a estrutura e os temas das cantigas líricas e satíricas;
·
Buscar
na música popular brasileira as características do Trovadorismo Medieval.
METODOLOGIA:
A aula iniciará com a
explanação sobre o Trovadorismo expondo a origem, características e principais
autores. Na sequência, os alunos farão a identificação da estrutura e dos temas
que compõem as cantigas líricas e satíricas por meio de atividades propostas. Após a realização das atividades propostas,
proporemos uma pesquisa na internet realizada em grupo sobre a música popular
brasileira que contenha as características das cantigas do Trovadorismo. Realizada
a pesquisa, os alunos deverão fazer a apresentação para a sala.
MATERIAL DIDÁTICO:
·
Internet
e celulares
AVALIAÇÃO:
Será observado o
desempenho e o interesse do aluno nas atividades propostas.
ESPANÕL
CONTEÚDO: Traduções
em Espanõl das cantigas do Trovadorismo Medieval.
OBJETIVOS:
·
Realizar as traduções das cantigas em
Espanõl, mostrando a diferenças entre os dois idiomas.
METODOLOGIA:
Aula explicativa em
Espanõl sobre as cantigas. Os alunos deverão fazer um trabalho de pesquisa
para, assim, poderem traduzir as cantigas para o Espanõl.
MATERIAL DIDÁTICO:
·
Internet
e celulares.
AVALIAÇÃO:
Será observado o
desempenho e o interesse do aluno nas atividades propostas.
ARTES
CONTEÚDO: O
Trovadorismo
OBJETIVOS:
·
Produzir um painel artístico sobre o
Trovadorismo.
METODOLOGIA: Ilustrar as cantigas e produzir os cartazes para
apresentação em sala de aula.Utilizando revistas e tinta guache.
MATERIAL DIDÁTICO:
Papel 40, tinta
guache, revista e colagem.
AVALIAÇÃO: Será observado o
desempenho e o interesse do aluno nas atividades propostas.
Atividade 2.9
O
conteúdo trabalhado com os alunos foi na área de Literatura sobre o
Trovadorismo, a professora iniciou expondo a origem, características e
principais autores por meio de slides, a medida que ia passando os slides
explicava o conteúdo.
Logo
após, Identificou-se a estrutura e os temas que compõem as cantigas líricas e
satíricas por meio de atividades propostas. Os alunos gostaram da atividade
proposta.
Na aula
seguinte, foi formado os grupos para fazerem a pesquisa sobre a música popular
brasileira que contenham as características das cantigas do Trovadorismo nos
sites propostos:
http://www.literaturaeshow.com.br/2011/08/postagem-22-as-projecoes-das-cantigas.html http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=43571&cat=Artigoshttp://amigonerd.net/sociais-aplicadas/letras/cantigas-medievais-comparacao-com-a-musica-popular-brasileira
Ao
fazerem a pesquisa e coletar os dados necessários os grupos montaram cartazes e
expuseram o assunto para os demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário