Inovações tecnológicas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Conceituando hipertexto individual

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob a demanda das informações que estendem ou complementam o texto principal.”      http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Este conceito se refere a um texto de formato digital, isto é, não linear que nos possibilita acessar ao mesmo tempo, por meio de links, outras páginas que enriquecem o texto principal.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.” http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/
Neste parágrafo, apresenta o hipertexto como  facilitador na aquisição e assimilação do conhecimento, pois apresenta a sua organização em forma de redes que interliga a outros textos, envolvendo uma nova forma de acessar, produzir e interpretar informações facilitando o ensino aprendizagem.
“...o hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.” http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html

Tanto o professor como o aluno serão parceiros neste processo de ensino e aprendizagem, o hipertexto confere mais autonomia ao aluno, tornando-o responsável por construir o seu conhecimento por meio de várias páginas que irá acessar, interpretando cada conceito, refletindo e tecendo comentários próprios sobre as informações apresentadas. 

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