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terça-feira, 5 de agosto de 2014

ATIVIDADE - UNIDADE 3 REDES DE APRENDIZAGEM

ATIVIDADE - UNIDADE 3 REDES DE APRENDIZAGEM

ATIVIDADES UNIDADE 3

Atividade 3.1 - Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais


Este documento tem por objetivo divulgar as diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais.

Na Escola Estadual Profª Maria das Dores Brasil o uso das mídias sociais possui um papel importante, é um processo que avança com a participação de professores e alunos para socialização, porém, as políticas e regras de utilização ainda passam por um processo de definição.
Não há proibição efetiva do uso das redes sociais e nem dos aparelhos digitais, desde que sejam utilizados e com a finalidade pedagógica no processo de ensino aprendizagem, portanto segundo a coordenação a utilização dessas ferramentas como uso pessoal não é permitida em sala de aula, sendo que o professor pode definir a utilização dos aparelhos digitais nas suas aulas.
A Escola Estadual Maria das Dores Brasil possui facebook, email, blog e whatsApp estas ferramentas são utilizadas principalmente para divulgar as ações desenvolvidas na escola, promover a divulgação dos informes, etc. Não há uma política que regulamente a divulgação de imagens, porém, tudo que é divulgado passa por avaliação da equipe que administra as mídias.
É importante salientar que as redes sociais têm um papel importante na vida da maioria dos nossos alunos e por isso, entendemos que devem ser utilizadas na dinâmica da prática pedagógica e da aprendizagem dos alunos, principalmente em relação ao facebook, que pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio para divulgação de material como exercícios, vídeos, projetos, etc. Procuramos, também, conscientizá-los para utilização saudável, alertando-os quanto aos riscos de postagens e compartilhamento de informações.
         A escola ainda precisa avançar na utilização das mídias sociais, criando assim outros meios, está em processo de finalização uma homepage, sendo necessário envolvimento da comunidade geral neste processo.

Atividade 3.2 - Traçando o histórico da relação escola/comunidade

A Escola Estadual Profª Maria das Dores Brasil é reconhecida pela comunidade devido vários projetos que já desenvolveu, a relação escola/comunidade é excelente, uma vez que a participação dos pais, alunos, professores e comunidade escolar nos eventos e ações desenvolvidas são significantes. Os projetos mais recentes estão abaixo citados:
·        LITERATURA – CULTURA RORAIMENSE E SUAS DIVERSIDADES – “HISTÓRIAS E LENDAS”: O projeto, que busca valorizar a cultura do Estado divulgando as peculiaridades de cada município, os alunos realizam um levantamento sobre temas como população, surgimento, autoridades locais. E ainda cultura, costumes, lendas, turismo, personalidades, alimentação, entre outros.

·        BANDEIRAS, ARTES E CULTURA DOS PAÍSES DE LÍNGUA ESPANHOLA: O principal objetivo do projeto é contribuir com o universo cultural dos alunos e comunidade, proporcionando um maior conhecimento sobre a cultura de outros países.

·        PROJETO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: Conscientizar os alunos e comunidade em geral sobre a importância do meio ambiente e os cuidados que devemos ter para conservá-lo de maneira adequada.

CONCLUSÃO:
1 – Todas as ações tiveram êxito no engajamento dos jovens, sendo essa a clientela alvo da escola;
2 – Os projetos tiveram continuidade, pois, são reorganizados para ações posteriores;
3  - Os pontos fortes foram a conscientização dos alunos e o envolvimento da comunidade em geral;
PROJETO BANDEIRAS E PAÍSES DE LÍNGUA ESPANHOLA
 
PROJETO MEIO AMBIENTE
 

 

Atividade 3.3 - Buscando pontes de cooperação com a comunidade 

 MAPEAMENTO DE INSTITUIÇÕES QUE JÁ REALIZARAM TRABALHOS SOCIAIS NA COMUNIDADE  
   

 
 Dentre as instituições que realizam trabalhos sociais na escola que se estende à comunidade, podemos destacar a participação do SENAC/RR:

O SENAC -  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade. No SENAC há também cursos para "jovens aprendizes", entre idade de 14 e 24 anos (e sem limite de idade para portadores de deficiências), com a capacitação e desenvolvimento da qualificação profissional dos jovens na entrada do mercado de trabalho.
Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminando conhecimentos em Comércio de Bens e Serviços.

Na escola, o SENAC capacita alunos para cursos, e em algumas datas oferece serviços gratuitos para comunidade como manicure, corte de cabelo, entre outros.

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